The Beatles - Yesterday and Today. Lançado em 1966, o disco tinha uma imagem do quarteto com roupas de açougueiro, com cabeças de bonecas e pedaços de carne. Apesar do sucesso das músicas, a capa foi muito criticada, e por isso substituída. Hoje existem poucos exemplares com a capa original, que para os colecionadores se tornaram muito valiosos. Recentemente em um leilão, um dos exemplares com a capa original foi vendido por 38.500 dólares.
Jimi Hendrix - Electric Ladyland. Um dos melhores álbuns da história, tinha como capa original uma fotografia de um grupo de belas mulheres nuas. Recusada pela gravadora, a capa acabou sendo substituída por uma foto da cabeça de Hendrix.
Rolling Stones - Beggars Banquet. Lançado em 1968, o álbum trazia como capa uma fotografia de um banheiro sujo e repleto de pichações. As gravadoras fizeram a banda adiar o lançamento do álbum, que foi lançado com uma nova capa. Com a substituição dos discos de vinil pelos CDs, a capa original voltou a ser utilizada.
Roxy Music - Country Life. O disco trazia na capa as modelos Constanze Karoli e Eveline Grunwald seminuas. Em alguns países (como EUA, Espanha e Holanda) isso foi motivo para censura. A capa então foi substituída por outra em que as modelos não apareciam.
Guns N' Roses - Appetite for Destruction. A capa que mostra uma mulher estuprada por um robô causou polêmica em alguns países. Nos EUA, país de origem do Guns n’ Roses, a capa foi substituída na época do lançamento pelo logo da banda.
Black Crowes – Amorica. A foto original exibia o corpo de uma mulher com um biquíni da bandeira americana. Os discos foram recolhidas das lojas após muitas reclamações, e a capa foi substituída.
Blind Faith - Blind Faith. O primeiro trabalho do grupo de Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker mostra na capa uma garota nua segurando um avião. O disco foi censurada na época do lançamento, causando o recolhimento dos álbuns. O fotografo alega que a menina foi fotografada com autorização dos pais, e com isso a exibição da mesma é legal. Hoje os CDs são vendidos com esta capa.
Moby Grape - Moby Grape. A capa do primeiro disco do Moby Grape foi censurada logo após seu lançamento, devido à imagem do baterista Don Stevenson mostrando o dedo do meio. Hoje em dia a capa está sendo usada novamente.
John Lennon e Yoko Ono - Two Virgins. A arte original foi logo censurada devido a imagem do casal nu. A partir daí o álbum foi lançado tampando a imagem original abaixo dos ombros.
Scorpions - Virgin Killer. Em 1976 os alemães do Scorpions lançaram o álbum virgin killer. Na Alemanha, o disco foi lançado sem maiores problemas. Já nos EUA foi acusado de pornografia infantil, e a capa foi substituída por uma foto do grupo. No Brasil, o álbum foi lançado com um corpo feminino e um escorpião.
Brujeria – Matando Gueros. A capa do álbum da banda Mexicana mostra uma cabeça com ferimentos sendo exposta. Algumas lojas do México e dos EUA não aceitaram o disco, que teve a capa coberta por uma imagem preta.
Katy Perry – One of the boys. Recentemente a capa do álbum foi censurada na Arábia Saudita, por mostrar as pernas e braços da cantora, o que não é permitido para mulheres no país. Assim foi criada uma capa em que os braços e pernas foram tampados.
Gal Costa – Índia. Lançado em 1972 o disco teve sua capa censurada no Brasil, por ser considerado muito explícito para ficar nas prateleiras. A solução foi manter a capa, porem vender o disco dentro de um plástico azul.
Acho besteira censurar as capas. Poxa, o que tem de errado? Muitas vezes é na capa que o artista mostra o seu modo de pensar, ou ... o seu modo de enxergar a sociedade, ou enfim. Muitas eu não conhecia, como por exemplo a dos Beatles. E essa da Gal Costa eu fiquei boba; hoje em dia, tem tanta porcaria nas prateleiras ... e só por causa dessa foto foi censurada ... vai entender né ?
ResponderExcluirA Rubi falou tudo!
ResponderExcluirAh Black Crowes – Amorica era a melhor. Maldita censura!
ResponderExcluirDeviam pensar duas vezes antes de censurar as capas, muita vezes a censura de uma capa está ligada só a imagem sem a conotação do contexto que ali representa!
Ahzura's Blog
Gostei mto do post! =)
ResponderExcluirPs.: Nossa mas sobre o CD da Katy eu realmente não sabia, mas qual seria a censura?!
ResponderExcluirAhzura's Blog
eu achei que foi bom ter censurado...
ResponderExcluirTudo tem limite...ainda colocar criança nua na capa.
Robô estuprando mulher...
Tantas ideias legais que podiam colocar no Cd que demonstrasse o que eles sentem, pensam ,eu lá quero ver John Lennon e Yoko Ono pelados .
Ser artista é legal mais tudo tem limite o unica censura boba e foi a de katy Perry,o resto pode jogar fora as capas.
Concordo com a Juliana. Achei bobeira também censurar a do baterista, mas de resto, tinha capas com muito mal gosto. O público que defende é geralmente aquele que engole tudo que o artista empurra como se fosse o máximo, de vanguarda, etc. Quando não passa de mal gosto estampado.
ResponderExcluirPorra, mostrar uma menina pelada com uma rachadura perto do genital em um álbum chamado "assassino de virgens" é arte? VTNC.
Puxa, super interessante essa matéria.
ResponderExcluirA último disco, o da Gal Costa eu já vi em uma loja...bom, achei um apelativo.Enfim, concordo com muitas destas censuras. Robô estuprando mulher, criança nua...muita coisa que não tem nenhuma coerência e pode até ofender os fãs.
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/
Tem uma capa do Lynyrd Skynyrd que foi proibida também, a capa mostrava os integrantes da banda e algumas chamas próximas a eles, como se estivessem queimando, pouco depois de lançado o album, parte da banda morreu em um acidente de avião...
ResponderExcluirInteressante...A do Beatles é conhecia e sempre achei muto escrota e bem forte. Concordo com algumas sensuras. Tudo tem limite, e algumas coisas são bizarras e apelativas demais.
ResponderExcluirO que deveria ser censurado é alguém que escreve "sensura"!!! Tudo tem limite mesmo!!!
ResponderExcluirAchei que existisse algo chamado "liberdade de expressão". Mas eu só achei mesmo, porque pelo visto, não existe.
ResponderExcluir