quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Crítica: Um Olhar do paraíso



Fiquei muito curioso quando soube que o diretor Peter Jackson (Da trilogia O senhor dos anéis) se uniria a Rachel Weisz (O Jardineiro fiel) e Susan Sarandon (Os últimos passos de um homem) no Filme "Um Olhar do paraíso", Adaptação do livro de Alice Sebold.

O Filme conta a história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), uma menina que mora com seus pais Jack Salmon (Mark Wahlberg), Abigail Salmon (Rachel Weisz), a irmã e o irmão caçula, ao qual salvou a vida quando ele se engasgou e seus pais não estavam em casa, levando para o hospital de carro mal sabendo dirigir. A propria Susie é a narradora de todo o filme, que conta a história de sua vida (e principalmente de sua morte).

Susie Salmon era uma menina feliz, boa família, amigos, um rapaz pelo qual era apaixonada. Porém, aos 14 anos de idade é brutalmente assassinada quando voltava da escola pelo vizinho George Harvey (Stanley Tucci). A partir dai, Susie vai para um lugar que seria a passagem da terra para o céu. Neste lugar, a menina busca entender o que está acontecendo com ela, ao mesmo tempo em que tenta ao máximo permanecer com sua família através de seu espírito.

A morte permaneceu um mistério por vários meses, pois o corpo jamais foi encontrado (apenas o sangue), e o assassino não foi descoberto. Nesse período, enquanto Susie está no lugar de passagem, sua família passa por diversas crises. O pai tenta desesperadamente descobrir quem fez tamanha brutalidade com sua filha, a mãe acaba saído de casa por não agüentar mais a situação. Para ajudar na ausência da mãe, a avó Lynn (Susan Sarandon) mora na casa pra ajudar com as crianças.

O filme foi recebido de forma negativa ao ser lançado mundialmente. Teve uma única indicação ao Oscar (Stanley Tucci concorre como ator coadjuvante). Na minha visão o filme foi injustiçado. É visualmente lindo, principalmente nas cenas do “lugar de passagem”, merecia uma indicação para melhor direção de arte (possivelmente até vencer). Os efeitos visuais dão um tom de fantasia para o filme, para que não fique totalmente trágico. É uma história triste, pesada em certos momentos, mas Peter Jackson soube conduzir o filme de uma maneira mais agradável de ver, não apelando para o excesso de drama.

A muita coisa bonita na história do filme. O amor entre pai e filha, a ligação entre eles mesmo após a morte de Susie. O Amor de Susie pelo garoto da escola. A mensagem de que a vida continua, não se deve sofrer com os males do passado. A esperança de um lugar melhor aós a morte. Essas mensagens bonitas contrastam com a crueldade de George Harvey, que tem um passado cheio de crimes, alem do assassinato de susie.

A grande atuação do filme ficou por conta de Stanley Tucci, como um perfeito vilão com varias faces. Mark Wahlberg e Saoirse Ronan foram bem, principalmente nas cenas dramáticas. Rachel Weisz foi um pouco discreta. A decepção ficou por conta de Susan Sarandon, em um personagem dispensável (tentava fazer cenas engraçadas em um filme que não é engraçado).

Muita gente parece ter se decepcionado com a parte final do filme. Parece que gostariam de mais drama e vingança. Mas isso destruiria a linda história do filme. O importante é todos ficarem bem, felizes. Se você pudesse voltar a vida por alguns instantes, e pudesse escolher entre beijar a pessoa que você ama, ou fazer justiça com quem lhe fez mal, o que você faria? Amor ou vingança? O amor deixa as pessoas felizes, a vingança atormenta. A natureza se encarrega de acertar as contas com aqueles que fazem maldades. Na vida real não é assim? Pode ser. Mas o filme é ficção, por que pensar em como seria na vida real?

O Filme é inspirador, independente de acreditar ou não no espiritismo. Basta você libertar a sua mente. lindo visualmente, e com lindas mensagens. Um olhar do paraíso merecia varias indicações ao Oscar, inclusive a de melhor filme. Recomendo que todos assistam.

Um comentário: