terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os 10 melhores Filmes de Tim Burton

Entre os diretores que apareceram nos últimos 25 anos, um dos que conseguiu mais admiradores foi Tim Burton. Fã de filmes de terror, Tim Burton tem como característica principal os filmes sombrios, porem com belas histórias. Sempre com excelente visual, suas obras marcaram o cinema recente. Sou um fã Tim Burton, e compartilho aqui com vocês aqueles que considero serem seus 10 melhores filmes. Vamos a eles:


10 A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Refilmagem de um clássico de 1971, esse filme traz um Willy Wonca mais perturbado por problemas familiares e mais sarcástico. O visual colorido ganhou um toque especial nas mãos de Tim Burton. Acredito que sou um dos poucos que considera esse bem melhor que o original, tanto no visual como no roteiro menos infantil, e principalmente nas músicas muito mais divertidas. Destaque para as referências a “2001 uma odisséia no espaço” e “psicose” após a cena do tele transporte.


9 Alice no País das Maravilhas (2010). Essa nova versão da história de Lewis Carrol se tornou a sexta maior bilheteria da historia do cinema, com mais de 1 Bilhão de dólares arrecadados. O filme não mostrou novamente a pequena Alice, como uma simples refilmagem, e sim deu continuidade a história. Dessa vez, Alice tem 19 anos, e retorna ao lugar que esqueceu ter estado. Grande elenco com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway. O destaque fica por conta do visual espetacular e da tecnologia 3D que nos leva para dentro do país das maravilhas.


8 Batman - O Retorno (1992). Após a boa aceitação de “Batman”, de 1989, Tim Burton fez seu segundo filme do homem morcego, desta vez com Pinguim e Mulher-Gato como vilões. Com um super elenco que contava com Michael Keaton, Cristopher Walken, Danny DeVito e Michelle Pfheifer, o filme tem uma boa trama, mostrando a corrupção em Gothan. Destaque para Michelle Pfheifer como mulher-gato. Jamais outra atriz fez ou fará uma atuação melhor como essa incrível vilã.


7 Os Fantasmas se Divertem (1988). Primeiro grande filme de Tim Burton, conta com estrelas como Michel Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e Winona Ryder. Uma hilária história de fantasmas, onde sustos e risadas se alternam. Destaques para a atuação cômica de Michel Keaton como Beetlejuice e para a maquiagem (que rendeu ao filme um Oscar nessa categoria).


6 A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999). Um excêntrico investigador é mandado para o condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de estranhos assassinatos em que todas as vítimas são encontradas sem a cabeça. Terceira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, conta ainda com Christina Ricci e Christopher Walken no elenco. Um filme que alterna bem fantasia, terror e cenas engraças. Venceu o Oscar de melhor direção de arte.


5 Batman (1989). Esse filme teve uma enorme importância por consolidar os filmes baseados em quadrinhos como sucesso garantido de bilheteria. Michel Keaton interpretou o homem morcego, e Jack Nicholson fez o papel do coringa, o grande vilão das histórias do Batman. Apesar da desconfiança dos fãs antes do filme ser lançado (a maioria questionava Tim Burton e Michel Keaton), o filme foi sucesso de público (com mais de 400 milhão de dólares arrecadados) e deixou os fãs satisfeitos. Oscar de direção de arte.


4 Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). Musical sombrio cheio de suspense, baseado em um premiado musical da Broadway. Mais uma vez o papel principal ficou com Johnny Depp. Sua excelente atuação como o barbeiro que volta a Londres para se vingar lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator. Helena Bonham Carter também esteve excelente como Mrs. Lovett, dona de uma loja de tortas que usa carne humana (merecia também uma indicação ao Oscar). Como é comum nos filmes de Tim Burton o visual do filme é impecável, e venceu o Oscar de direção de arte.


3 Ed Wood (1994). Considerado o pior diretor de todos os tempos (na minha opinião injustamente), Ed Wood dedicou sua vida ao cinema, fazendo o possível para levar as telas suas obras bem peculiares, sempre com pouco tempo e dinheiro para filmar. Nesse filme de Tim Burton a história desse excêntrico diretor, muito bem interpretado por Johnny Depp. O destaque do filme fica por conta de Martin Landau, interpretando o lendário ator Bela Lugosy em final de carreira (Landau venceu o Oscar por esse papel).


2 Edward Mãos de Tesoura (1990). Clássico da sessão da tarde e consequentemente da infância de muita gente, Edward mãos te tesoura é um dos mais belos filmes de fantasia, mantendo o tradicional visual sombrio do filmes de Tim Burton. O amor impossível entre uma garota e uma estranha criatura que tem tesouras no lugar das mãos. Apesar do tom de fantasia, o filme traz uma questão muito importante, o preconceito com o que não parece “normal”. Excelente elenco com Johnny depp, Winona ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin e a participação mais do que especial de Vincent Price, em seu último filme.


1 Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003). Um dos filmes mais injustiçados da história do Oscar (teve uma mísera indicação em trilha sonora), Peixe grande é certamente o auge da carreira de Tim Burton. O filme é ao mesmo tempo bonito, engraçado, e mostra a complexidade das relações familiares. Ed Bloom (interpretado por Ewan McGregor quando jovem, e por Albert Finney quando velho) é um grande contador de histórias. Mas seu filho Will (Billy Crudup) o considera um mentiroso. Nos divertimos nas histórias extraordinárias contadas por Ed Bloom, e nos emocionamos com a relação de pai e filho. Peixe grande é um dos melhores filmes desse século, e acredito que no futuro será considerado uma grande obra prima (eu já considero).

23 comentários:

  1. Acho que o primeiro lugar deveria ser de Edward Mãos de Tesoura, foi brilhante, excêntrico,original e simplesmente maravilhoso, foi com essa obra que virei fã de Johnny Depp e do Tim Burton.
    Na minha opinião, o melhor diretor de filmes !

    ResponderExcluir
  2. Em 1° devia ser Alice in Wonderland...

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc, a 2ª versão da fantastica fabrica de chocolate é melhor sim.. mas a primeira nao deixa nada a desejar (:

    ResponderExcluir
  4. Gente, Kdê O estranho Mundo de Jack? Meu favorito poxa -.-

    ResponderExcluir
  5. só gosto da lenda do cavaleiro sem cabeça

    ResponderExcluir
  6. Eu não coloquei O estranho Mundo de Jack na lista por não ser um filme dirigido por Tim Burton, ele criou a ideia e produziu. Se fosse dirigido por ele certamente estaria entre os 10 :D

    ResponderExcluir
  7. Acho que a lista esta correta, e o primeiro lugar esta merecidissimo.

    Peixe Grande é o melor filme que ja assisti na vida, ainda nao encontrei um filme que consiga ser melhor do que ele, e talvez nunca vou encontrar <3

    ResponderExcluir
  8. Alice de Tim Burton é um lixo

    ResponderExcluir
  9. Alice e a fábrica de chocolate fedem. e Vincent devia ta nessa lista

    ResponderExcluir
  10. Amo todos os filmes do Tim Burton <3

    ResponderExcluir
  11. Ótima seleção.
    Confiram também a lista dos melhores casais dos filmes de Tim Burton:

    http://meumundocenico.blogspot.com/2010/05/os-7-melhores-casais-dos-filmes-de-tim.html

    ResponderExcluir
  12. Eu não acho Alice melhor que a Fabrica nunca!

    E, pra mim, Sweeney Todd é numero um.

    ResponderExcluir
  13. cade nbc? o melhor filme deixaram de fora.

    ResponderExcluir
  14. Incrível q eu gosto de TODOS esses filmes. HEUAHEHU

    SEGUEAE @mariicake

    ResponderExcluir
  15. Peixe grande é fantástico, certamente o nº 1.

    ResponderExcluir
  16. Edward Mãos de Tesoura foi o filme que eu vi na primeira vez que fui a um cinema. show de bola

    ResponderExcluir
  17. Acho que a lista está perfeita...
    Só me pergunto porque não Edward em primeiro lugar? Não que o filme seja melhor que peixe grande, mas porque Edward é totalmente original de Tim Burton, desde sua historia, produção até sua direção. O que não é a mesma coisa falando de Peixe Grande.

    ResponderExcluir
  18. gente, gosto é que nem cu, cada qual tem o seu u.u

    ResponderExcluir
  19. peixe grande é um filme super super d+ até meu filhinho de quatro aninhos passa a madrugada em claro assistindo o filme vidrado no curujão , alias todos os filmes menos sweeney todd são muito bons lista bem selecionada

    ResponderExcluir
  20. Tem um dos primeiros filmes dela que marcou minha infancia, "James e o pessego gigante", é baseado em um livro qeu leva o mesmo nome! Quem tiver a oportunidade assistam vocês vão amar!
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. SIM CARO BLOGUEIRO , VOCÊ É O ÚNICO NO MUNDO QUE ACHA ESSA VERSÃO DE FANTASTICA FABRICA DE CHOCOLATE BOA . A ANTIGA É MAIS INTERESSANTE , MAIS CULT , E O ATOR PRINCIPAL É CARISMÁTICO E OBSCURO , E NÃO UMA BICHA EMO DEPRESSIVA . NA VERDADE TIM BURTON DEVERIA PARAR DE FAZER REMAKES , SEMPRE FICO REVOLTADO TODA VEZ QUE ASSISTO ALGUM FILME MAL REFEITO POR ELE , EM ESPECIAL O PLANETA DOS MACACOS , QUE DEVERIA TER TODAS AS CÓPIAS QUEIMADAS . A ANIMAÇÃO 9 MERECIA ESPAÇO NA LISTA , É O MELHOR FILME DELE .

    ResponderExcluir
  22. Não sou um grande fã do Tim Burton, pra mim é apenas um bom diretor com personalidade em seus filmes. como sou fã de horror, coloco como primeiro da lista A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça!

    ResponderExcluir