sábado, 7 de maio de 2011

10 Livros

Esta lista representa o meu gosto pessoal, ou seja, os meus 10 livros preferidos, não tendo qualquer intenção de ser uma lista de melhores da história. Quase todas as obras são de fantasia, que por sinal são os livros que eu mais gosto de ler. Confira a lista, não necessariamente nessa ordem.

A Cidade do Sol (Khaled Hosseini, 2008). Do mesmo autor de O caçador de Pipas, a Cidade do sol mostra a terrível vida das mulheres no Afeganistão. A história é contada a partir do olhar de Mariam e de Laila, duas mulheres que sofreram muito e acabaram sendo esposas do mesmo marido. O livro é extremamente triste, ainda mais por relatar fatos que de fato ocorrem no oriente médio.


O iluminado (Stephen King, 1977). Livro que deu origem ao filme de Stanley Kubrick. Uma família fica isolada em um hotel, do qual tomam conta. Estranhos acontecimentos passam a acontecer no hotel, levando Jack Torrance a perseguir sua mulher e seu filho. Clássico da literatura de terror.


O Mundo de Sofia (Jostein Gardner, 1991). Mais do que um livro, uma verdadeira aula de filosofia. Sofia recebe estranhos bilhetes que a levam a se fazer questionamentos do tipo “de onde vem o mundo em que vivemos”. Enquanto Sofia corre atrás de desvendar os mistérios dos bilhetes, ela aprende muita filosofia, que a levam a mistérios bem maiores.


Marley e eu: A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo (John Grogan, 2005). Imperdível para quem gosta de cachorros. Virou filme pouco tempo após seu lançamento. O livro conta fatos verídicos sobre o cão Marley e a família Grogan. Certamente um dos livros mais engraçados e mais emocionantes já escritos.


Entrevista com o vampiro (Anne Rice, 1976). Diferente das atuais histórias de vampiros (que são péssimas), livros de vampiros já foram os melhores da literatura de terror. Um deles é este, escrito por Anne Rice. Louis foi transformado em vampiro, mas sempre odiou tirar vida dos humanos. Enquanto isso, seu “criador” Lestat era o mais cruel possível.


Drácula (Bram Stoker, 1897). A mais clássica de todas as histórias de vampiros. Consolidou as lendas sobre o conde Drácula na Transilvânia. Nessa obra tudo o que envolve vampiros é de fato verdade: Estaca, cruz, alho, água benta, morcegos, sol, coisas que hoje em dia as histórias de vampiros ignoram. O livro é contado através de cartas escritas por seus personagens, e foi adaptado diversas vezes para o cinema.


O Hobbit (JRR Tolkien, 1937). Prelúdio de O Senhor dos Anéis, mostra a viagem de Bilbo Bolseiro, a convite do mago Gandalf, junto de 13 anões para recuperar o tesouro que havia sido roubado pelo dragão Smaug. Na viagem Bilbo se depara com um anel que lhe dava o poder de ficar invisível. O Hobbit já está em produção pra virar filme.


Harry Potter (JK Rowling, 1997 á 2007). Série de 7 livros: Pedra Filosofal, Câmara Secreta, Prisioneiro de Azkaban, Cálice de Fogo, Ordem da Fênix, Enígma do príncipe e Relíquias da Morte. Todos os livros estão entre os mais vendidos da história. Embora o sucesso da obra seja principalmente entre os jovens, pessoas de todas as idades são fãs dessa obra.


As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley, 1979). Série de 4 livros: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore. A obra é ambientada durante a vida do rei Arthur, porém é mostrada sobre a perspectiva das mulheres da época. A história ficou ainda mais mítica, e ganhou um tom erótico.


O Senhor dos anéis (JRR Tolkien, 1954/1955). Trilogia formada por A Sociedade do anel, As duas Torres e O retorno do Rei. Mostra a saga do Hobbit Frodo e de seus amigos para destruir o Um anel, que caso caísse nãos mãos de Sauron, permitiria ao Senhor de Mordor, dominar a Terra-Média e escravizar seus povos.



5 comentários:

  1. Vamos lá ...
    Desses da sua lista, preciso ressaltar três, O Iluminado, Entrevista com o Vampiro e Drácula. O primeiro é um dos meus preferidos, o segundo é a prova de que livro de vampiro (BOM) existe, porém está muito longe desses que andam vendendo atualmente ... já o terceiro é um clássico! Você tem muito bom gosto ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Os livros do Harry Potter são a minha vida *___*

    Mas O Iluminado é um grande livro, medonho mesmo, e recebeu uma adaptação à altura. Marley & Eu é um livro lindissimo também. Uma pena que eu ainda não tive a oportunidade de ler O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Drácula ou Entrevista com o Vampiro. Num futuro não muito distante, lerei todos eles.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tem selo pra vc no blog, por não seguir regras eu posto o link dos blog´s que acho intressante.
    Bj e boa semana ;)

    ResponderExcluir
  5. Já li Sete dos livros exposto no post.

    Talvez eu substituise algumas obras por outras, por exemplo colocaria O Pequeno Principie, Revolução dos Bichos e Laranja Mecânica. rsrs

    Mas mesmo assim achei ótima seleção!

    Hey Leo, não recebi nenhum e-mail seu. Se puder me mandar novamente (sobre o prêmio)
    juniori@limao.com.br

    Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com

    ResponderExcluir