quarta-feira, 4 de maio de 2011

50 Clichês do cinema

“Eu já vi isso antes”. Quantas vezes amigo leitor, ao assistir um filme, principalmente os americanos, pensamos isso? Se falta criatividade para escrever o roteiro de um filme, basta seguir vários clichês, adicionar efeitos visuais e pronto! Temos um sucesso de bilheteria. Vejamos alguns dos clichês mais freqüentes nos filmes:


1 - Se a protagonista começa o filme feia, no final será a mais linda, eleita a rainha do baile.

2 - Hackear é algo fácil. Sem muitas dificuldades é possível quebrar códigos complexos, invadir os sistemas mais bem protegidos do mundo e fazer download de arquivos secretos.

3 - Os Vilões são péssimos de pontaria. Você pode estar cercado por centenas de inimigos, mas eles errarão todos os tiros.

4 - Se você cai de um precipício, prédio ou qualquer lugar alto e uma pessoa te segura por uma mão, então a sua mão irá escorregar aos poucos até ficar seguro apenas por um ou dois dedos. Então, se for vilão você escorrega e cai, se for mocinho, o braço livre da pessoa que está te segurando vai te pegar no exato momento em que você cair e puxar você pra cima.

5 - Táxis estão sempre disponíveis.

6 - Em vez de darem alguns tiros, os vilões preferem matar os seus prisioneiros com coisas complicadas que sempre dão a chance do prisioneiro escapar.

7 - O assassino está no banco de trás. (Não interessa como ele entrou, mas ele está lá).

8 - Todas as camas têm lençóis em forma de L que tapam as mulheres até aos ombros e os homens até a cintura.

9 - A tosse é sinal de uma doença fatal.

10 - Sempre que você entrar no carro para fugir, o carro não funciona de primeira.

11 - Todos os arquivos abrem em todos os computadores.

12 - Quando estão sozinhos os estrangeiros conversam em inglês.

13 - Quando se está dirigindo um carro não é preciso olhar para frente, pode-se olhar para a pessoa ao lado ou de trás durante toda a viagem.

14 - O assassino mata com facilidade todos que encontra pela frente até encontrar a protagonista. Então começa uma perseguição interminável e o assassino não consegue matá-la.

15 - Alguém se aproxima lentamente de uma porta. Vai tocar a maçaneta, a trilha sonora aumenta. Música de suspense, as pessoas assistindo o filme se grudam na cadeira. A porta vai abrindo lentamente. E então mostra o que tem atrás da porta: NADA. Acaba a música de suspense e a pessoa entra pela porta sem problemas.

16 - Policiais sempre comem rosquinhas.

17 - Mulheres solteiras têm um gato.

18 - Quando se apaga a luz para dormir, o quarto continua iluminado, apenas um pouco escurecido.

19 - Sempre tem uma vaga disponível bem em frente ao prédio que se visita.

20 - Um detetive só consegue resolver um caso se tiver sido suspenso do serviço.

21 - Quanto mais um homem e uma mulher se odeiam mais provavelmente eles vão terminar o filme juntos.

22 - Pedestres em Hollywood tem os melhores reflexos do mundo. Estão acostumados a sair da frente no momento exato para sobreviver ao acidente. Apenas os carrinhos de frutas são destruídos.

23 - O assassino não morreu. Apenas na 3ª ou 4ª vez em que você acha que ele morreu, ele realmente está morto. Isso se o filme não terminar com ele “ressuscitando” mais uma vez.

24 - Cicatrizes no rosto deixam as pessoas paranóicas e com sede de vingança.

25 - Em toda investigação policial é preciso ir pelo menos uma vez a uma boate de strip tease.

26 - Quando alguém vai começar uma briga no bar a primeira coisa que faz é quebrar uma garrafa.

27 - A policia chega no final do filme quando o terror já terminou. Isolam a área com fita amarela e as vitimas se abraçam.

28 - As bibliotecas e os arquivos de jornais sempre têm o que o mocinho procura.

29 - Os cachorros sempre sentem os fantasmas, e sempre sabem quem são os malvados.

30 - Todos os soldados que falam espanhol ou alemão são maus. Os soldados americanos são bons.

31 - Em filmes de artes marciais, o mocinho sempre apanha até quase morrer. Quando tudo parece perdido ele lembra-se dos ensinamentos do seu mestre e então com um super ultra mega golpe derrota seu inimigo.

32 - Não importa que se esteja em desvantagem numérica em uma luta. Os inimigos esperam para atacar um por um. Quando o mocinho vence o primeiro oponente, outro vai lutar com ele, enquanto os outros ficam ao redor esperando.

33 - Em um tiroteio, quando o mocinho e o bandido ficam frente a frente apontando as armas um para o outro, ao invés de atirar, eles começam a conversar.

34 - Sempre que os mocinhos são capturados, os vilões revelam todos os seus planos nos mínimos detalhes.

35 - Nos filmes de terror, sempre que entra um assassino na casa, as pessoas fogem para o andar de cima, e não para fora da casa.

36 - Desde que o personagem use máscara, torna-se completamente irreconhecível. É impossível reconhecer alguém pela voz ou pelo corpo.

37 - Todas as bombas estão equipadas com relógios que dizem exatamente quando irão explodir. Os heróis só conseguem desarmar uma bomba no último segundo.

38 - As bombas fazem sempre tic-tac.

39 - Em um filme de terror, as garotas peitudas que mostram os peitos no filme morrem, as peitudas que não mostram os peitos não morrem. As não peitudas não fazem filmes de terror.

40 - Quando se é perseguido através das ruas de uma cidade, pode-se escapar por meio de um desfile que por acaso está passando.

41 - Todos os chineses sabem lutar karatê.

42 - Todo prédio tem um sistema de ventilação que te leva exatamente para onde você quer.

43 - Um homem não sente dor quando é espancado, mas sente quando uma mulher limpa seus ferimentos.

44 - Numa casa assombrada as mulheres investigam os ruídos estranhos seminuas, com as roupas mais transparentes possíveis.

45 - Não importa a força da batida, os carros sempre explodem.

46 - Os heróis nunca sofrem penas por homicídio ou ofensas criminais apesar de destruírem cidades.

47 - A casa custou barato porque é assombrada.

48 - Qualquer pessoa aterrissa facilmente um avião quando é preciso.

49 - As mulheres acordam maquiadas e penteadas.

50 - Ao sair do taxi não é preciso olhar para a carteira e contar o dinheiro, sempre se tira a quantia certa.

17 comentários:

  1. Mulheres solteiras tem um gato, a primeira que eu pensei foi Audrey hahahaha. E realmente, tem uns pontos nos filmes que deveriam receber mais atenção. Até porque, ver sempre as mesmas coisas, cansa. Por isso que eu quase não assisto esses filmes mais atuais, prefiro pegar os mais antigos, que embora tendo partes clichês continuam encantadores *--*

    ResponderExcluir
  2. Tem cenas em que o desfecho são automaticamente previsíveis, de tanto que se utilizam esses clichês que você citou.
    Acho que não tenha um filme que não tem pelo menos uma cena previsível, um final previsível, enfim.
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lembrei um que tá faltando: em uma luta entre o mocinho e vários bandidos, qualquer toque do mocinho derruba um dos bandidos. Se a luta for entre ele e o bandidão, este aguenta todo o tipo de pancada até aquele último momento em que o mocinho à beira da morte dá o seu golpe arrasador.

    ResponderExcluir
  4. O clichê. Alguns dizem que se cansam, mas de fato sem os clichês não iríamos nos identificar tanto com certos filmes!


    Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pois é. Os filmes estão cada vez mais previsíveis, e não há nenhum deles, que não apresente ao menos 10 cenas, das 50 citadas aqui.
    Ri muuuito e lembrei de vários filmes, parabéns pelo blog, ganhou mais uma seguidora :)

    Another Day, Another Drama!
    http://anotherdaydrama.blogspot.com/
    Um blog sobre vários tipos de sentimentos, além de trechos de músicas e frases célebres de acordo com cada assunto abordado.

    ResponderExcluir
  7. adorei!!! Eu vejo muitos filmes e já estou até acostumado com esses clichês. Muito bom, a gente pensa: "Pior!" hehehe...

    não resisti, muito bom, vou postar no meu blog, claro, com os devidos créditos.

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/ Visitem!

    ResponderExcluir
  8. Como admirador da 7ª arte, deixo aqui minha contribuiçao à lista. Clichês sao uma lacra, mas quase todo filme usa. Fazer o quê...

    1. O herói é chamado às pressas para salvar (a mocinha, a cidade, o país, o planeta, o universo) e recusa com um rotundo e mal humorado "NAO", afinal ele já nao participa mais de missoes, pois foi injustiçado, traído, ou viu seu melhor amigo morrer por sua responsabilidade. Sempre o mesmo lenga lenga.

    2. Na cena seguinte, chega triunfante o herói, que obviamente sempre muda de idéia sobre a missao, envolto em luzes, fumaça e efeitos pirotécnicos, usando sempre jeans e camiseta. Ou passa pela cabeça de alguém que dá prá salvar (a mocinha, a cidade, o país, o planeta, o universo) usando terno e gravata? Só os homens de preto e James Bonde. Puro lixo.

    3. A cena do vômito. Quase todo filme tem. Geralmente o personagem está num carro, mas pode ser em qualquer situaçao. Basta ele ouvir ou participar de alguma situaçao meio complicada que já vai abrindo a boca. Em quase 50 anos de idade devo ter vomitado umas 5 vezes, sempre por haver comido algo que nao estava bem. Mas nos filmes, o estômago dos personagens parece feito de seda. Ridículo.

    4. Sempre que a polícia vai atrás de alguém que tem alguma ligaçao com os suspeitos dos crimes, sempre sao recebidos a pontapé e com uma grosseria de fazer qualquer sogra parecer uma princesa. Alguém recebe a polícia desse jeito? Bobagem.

    5. O personagem está ferido de morte e se esvaindo em sangue. Sempre chega um familiar, amigo, amante e num ato de desespero agarra e abraça o moribundo sangrento, lambuzando-se todo no sangue do infeliz. Fala sério, alguém faria isso em outra pessoa que estivesse ferida? Nojento e desnecessário

    6. Por último, já viram o personagem procurando alguma coisa numa estante de livros ou no armário do banheiro? Coloca tudo abaixo. Nao dá prá simplesmente olhar, ver que o que procura nao está ali e simplesmente sair do local? Nao, nao dá, tem que quebrar tudo, como uma fã histérica do Justin Bieber.

    Tem muito mais, mas fico por aqui que o espaço é muito curto. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. alguém ai q queira ver os 50 clichês em apenas 5 filmes?! sessão da tarde, de segunda à sexta!

    ResponderExcluir
  11. Bom, mas só uma correção, não é todo chinês que sabe karate. Por que na verdade, karatê é JAPONÊS... Talvez quis ter dito kung fu. Mas de resto, tudo verdade!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, tb gostei desse site: http://www.bobalhao.com.br

    ResponderExcluir
  13. Outro clichê ridículo: O cara, do nada, resolve confessar para todos algo horrível que fez no passado e de que se envergonha muitíssimo. Conta para uma multidão, fazendo cara de arrependido. De repente, alguém começa a bater palmas bem devagar. Todos começam a bater palmas também e tudo vira só emoção! Isso me enche de raiva!

    Mais um: O cara ta praticamente morto. O coração pára de bater. Tentam ressucitar ele, e nada! Mas basta a mocinha chegar e falar bem baixinho no ouvido dele: "Eu te amo!" e, 'voila'! Ele volta à vida! Que romântico!

    ResponderExcluir
  14. Tem outro também que eu ODEIO! O cara escondeu algo do passado pra proteger alguém, ou a intenção era mentir, mas no fim acaba gostando da mocinha, sei lá e ele não consegue achar jeito de contar a verdade depois, daí vem a chata quando descobre e fala: EU NÃO CONHEÇO VOCÊEEEEEEEEEEE... fala outra coisa, pelamor, tipo: "fdp, você mentiu pra mim"...

    ResponderExcluir
  15. esse preto e branco tá muito estourado, chapa. nao consegui ler a lista toda, tive dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da lista, tem vários outros cliques, e alguns foi citados nos comentários...Mais eu acho que voces esqueceram da famosa cena: ''O amigo consolando o outro amigo''
    É sempre a mesma coisa, algo de ruim acontece, vem o amigo e consola. Se for pai que morreu diz: ''ele tinha orgulho de voce''. E quando o heroi acha que não pode completar a missão sempre tem alguém que vem e o encorajar. E na maioria das vezes, é a pessoa que o tratava mal que vem o encorajar.

    Filmes adolescentes, sempre tem o nerd que se apaixonada pela lider de torcida.
    Em filmes adolescentes, sempre tem o amigo que passa a andar com a ''turma popular'' e larga os amigos antigos, para concluir no fim, que este são seus amigos de verdade.

    ResponderExcluir