segunda-feira, 1 de agosto de 2011

The dark side of the rainbow: A lenda da sincronia entre o álbum do Pink Floyd e o filme O Mágico de Oz


The dark side of the rainbow (também conhecido como The dark side of the Oz) é o efeito de tocar o álbum the dark side of the moon do Pink Floyd simultaneamente com o filme o mágico de oz. Ao fazer isto, nota-se que existem diversos pontos em que o álbum está em sincronia com o filme, seja por relação das frases nas músicas com os acontecimentos do filme, ou com sincronias áudio-visuais. Não se sabe ao certo quem e quando descobriu esta sincronia, mas o assunto começou a ser muito discutido entre 1994 e 1995, quando foram publicadas matérias sobre o assunto.

Essa sincronia sempre foi negada pelos integrantes do Pink Floyd, que afirmam se tratar de uma grande coincidência. Outras pessoas que participaram da produção do disco, como o engenheiro de som Alan Parsons, também afirmam que não houve qualquer influência de O mágico de Oz na produção de the dark side of the moon. O fato é que após surgirem os primeiros boatos sobre a sincronia, diversas pessoas tentaram reproduzir o efeito, e assim foi criada uma lista descrevendo mais de 100 momentos onde a sincronia acontece.

Segundo as pessoas que tentaram reproduzir o efeito, para obter a sincronia basta iniciar o disco the dark side of the moon no exato momento em que o leão da MGM rugir pela terceira vez em o Mágico de Oz. Como o filme é mais longo que o álbum, para obter a sincronia completa é preciso iniciar novamente o disco assim que ele termina, tocando o álbum duas vezes e meia durante o filme. É fato que assim como muitos trechos fazem sincronia, outros não tem qualquer relação. Acredita-se que isso se deve ao fato de o disco ser tocado mais de uma vez durante o filme, pois um trecho em que não ocorre sincronia na primeira vez em que o álbum é tocado pode fazer sentido na segunda, e vice e versa.

Assim como muitas pessoas juram que viram a sincronia, muitos acreditam que é pura besteira, pois a mente humana teria a tendência de procurar e reconhecer padrões em fatos que não se encaixam.


Alguns momentos da suposta sincronia:

1 - "The lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama") da música Brain Damage é cantado enquanto o Espantalho age como um louco.

2 - As batidas de coração do disco ocorrem no exato momento em que Dorothy encosta seu ouvido no peito do Homem de Lata.

3 - A cauda do cachorro Toto se move conforme os ruídos em On the Run

4 - Quando Dorothy canta pela primeira vez no filme, ela olha para o céu aparentemente procurando alguma coisa. No disco nesse momento são ouvidos sons de avião.

5 - Os sons de relógios na introdução de Time parecem ser os sons da buzina da bicicleta de Elvira Gulch.

6 – A música The Great Gig in the Sky parece ser trilha Sonora da cena do tornado.

7 - As bailarinas dançam ao ritmo de Us and Them

8 - Quando a bruxa má aparece, a música fala "black", referencia à sua roupa preta

9 - Quando a bruxa má morre, escutam-se gritos do começo da música 'Speak to me/Breathe'.

10 – “home, home again" ("em casa, em casa de novo"). Toca quando Dorothy volta para casa.


Outra possível referência seria a própria capa do álbum the dark side of the moon (um prisma atravessado por uma luz branca, que sai do outro lado colorida). Isto pode ser uma referência ao fato de o filme começar preto e branco, e depois passar a ser colorido. Além disso, o principal tema abordado no álbum é a loucura. Uma possível interpretação do filme é que os fatos ocorridos em Oz eram apenas alucinação de Dorothy, ou loucura.

Mostrados os fatos, posso dizer que já tentei fazer este efeito. Coincidência ou planejado, o fato é que em muitos trechos disco e filme realmente tem sincronia. Por outro lado, eu me pergunto: Por que os integrantes do Pink Floyd teriam tanto trabalho para fazer uma das coisas mais geniais da história da música, e negariam o fato para não levar o crédito? Existem alguns vídeos no youtube mostrando tal sincronia, porém sempre ficam pouco tempo no ar devido aos direitos autorais. Um dos vídeos hoje disponíveis pode ser conferido aqui.

Depois do surgimento da lenda desta sincronia, foram procuradas relações de músicas do Pink Floyd com outros filmes. E não é que encontraram? Pessoas dizem ter encontrado sincronias de músicas do Pink Floyd com filmes como Alice no país das maravilhas, Gigi e 2001: Uma odisséia no espaço. Mas isto é assunto para futuras postagens.


4 comentários:

  1. Nossa, que interessante isso!
    Eu particulramente não sabia (mas agora mesmo vou fazer isso pra saber se realmente há uma sincronia hahaha) Quando fizer um post sobre o filme, posso acrescentar esta informação em meu blog ? Com os devidos créditos, claro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo!

    0_0
    caramba, que sensacional isso!!!
    Parece até teoria conspiratória..olha eu acho que o Pink Floyd fez algo proposital e não assumir isso aumenta o sucesso da teoria e atrai ainda mais o interesse das pessoas.
    Agora, não acho que tenha referência no filme 2001 Uma Odisséia no Espaço..aquele filme é tão complexo, indefinivel e intrigante que já é cheio de tantas teorias que se houver mais uma é capaz de todos que assistirem entrarem em trAanse e nunca mais voltarem á sanidade rs.

    AS insanidade de Lestat reside em sua eterna busca pela razão de ser. Acho que nesse ponto eu me pareço com ele...impulsivo, infantil, filosófico, querendo aproveitar ao máximo os momentos e memso que cometa erros, depois se arrepende ou não se arrepende tanto assim. Oscila constantemente.
    Poxa, que legal deve ter sido esse festival...conheço um pouco de Nightwish mas na época da Tarja. Sim,, a Phantom of the Opera tem muitas versões mas nenhuma supera a de Sarah Brightmann..procure no youtube e verá que os gritos finais dela são incomparáveis rs. Tem uma banda do meio gótico que aprecio muito e certamente você deve ter ouvido falar. Chama-se The Cruxshadows..na época eles deram um revival no estilo do rock gótico, cvom uma pegada meio cyber...o visual do voclaista é sensacional..haveria show deles no Brasil anos atrás e eu teria VIP mas aí aconteceu problemas e o show foi cancelado u.u

    Sobre um top 7 de animes eu pensei mesmo em fazer..o problema é que tem tanto anime que eu gosto que não consigo estipular um top para eles no geral se fosse teria que dividir por gêneros..talvez faça isso mais pra frente. Se vc quiser algumas dicas de anime, me fala um gênero que vc curte que eu vejo o que posso indicar...conheço séries excelentes!

    Poxa obrigada pelo apoio, pode deixar que já estou melhorando!
    Também aprecio muito trocar idéias contigo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que briza, hahahaha
    Passa lá?
    http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pink Floyd fez escola.
    A banda brasileira Sub Rosa fez uma sincronia tão marcante quanto esta, com o filme História Sem Fim.
    Eu descobri através de dicas conversando com o baixista da banda. Consegui fazer apenas de uma parte, que sincroniza a música Equinox com a parte que o herói enfrenta os guardiães.
    O disco da banda se chama The Gigsaw. É um álbum conceitual muito bacana.
    Coloquei esta parte aqui no youtube. Quando eu aprender como é que passa filme do DVD pro computador, posto a sincronia completa.
    Acredito que vocês vão gostar.
    http://www.youtube.com/watch?v=UzhfLol0ElA

    ResponderExcluir