sábado, 25 de fevereiro de 2012

Os melhores filmes de 2011


Começo de ano, hora de lembrar quais filmes marcaram o ano que passou. 2011 foi um bom ano para o cinema. Se não teve obras-primas, teve uma grande quantidade de bons filmes, o que não vinha acontecendo muitas vezes nos últimos anos. Alguns pontos são importantes para analisar 2011. Primeiro houve uma grande quantidade de ótimos filmes do cinema independente americano (filmes de baixo orçamento feitos fora dos grandes estúdios). Os Descendentes, Drive, O Abrigo, 50%, Martha Marcy May Marlene, A Better Life são alguns dos bons filmes que custaram pouco. Além disso, vários ótimos filmes espalhados pelo mundo. O Francês O Artista, o espanhol A Pele que hábito, o Iraniano a Separação mostraram que filmes bons podem ser feitos em qualquer lugar. Mas 2011 foi um ano que acima de tudo mostrou por que os grandes são grandes. Martin Scorsese e Woody Allen (dois dos maiores cineastas vivos, se não fores os dois maiores) nos brindaram como filmes que podem ser considerados dos seus melhores trabalhos. Aqui você confere minha lista de filmes preferidos do ano (em ordem de preferência), e também meus preferidos em diversas outras categorias. Lista feita considerando apenas o meu gosto pessoal, não tendo qualquer intenção de ser vista como uma verdade absoluta. Confira:


Top 10 Filmes Originais


A Invenção de Hugo Cabret. Direção: Martin Scorsese. Com Bem Kingsley, Sacha Baron Cohen e Jude Law. Uma grande homenagem aos primeiros anos do cinema e aos primeiros cineastas. É um filme feito para quem gosta, conhece e entende de filmes. Duas crianças começam uma aventura e acabam descobrindo a própria história do cinema. Vários filmes clássicos do inicio do século XX são citados e tem cenas mostradas. É emocionante estar assistindo e de repente aparecem cenas de filmes dos irmãos Lumiére, Charles Chaplin, Buster Keaton e principalmente Georges Méliés. Martin Scorsese mostra mais uma vez por que é um dos maiores diretores de todos os tempos.

Meia noite em Paris. Direção: Woody Allen. Com Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams. Um passeio por Paris e pela história da arte. Marca o retorno de Woody Allen aos grandes filmes. Com o melhor roteiro do ano, essa obra nos faz pensar sobre a importância de vivermos o nosso tempo, e não deixar a vida passar pensando em como teria sido viver em outra época.

Drive. Direção: Nicolas Winding Refn. Com Ryan Gosling, Carey Mulligan e Albert Books. Um dublê de cenas com carros em alta velocidade leva uma vida solitária até conhecer sua nova vizinha seu filho que estão com problemas sérios. Ao tentar ajudar essa família ele se mostra uma pessoa vingativa e violenta. Certamente o melhor filme de ação dos últimos tempos.

Histórias Cruzadas. Direção: Tate Tylor. Com Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer e Jessica Chastain. Filme que mostra a dura vida das empregadas domésticas negras nos EUA dos anos 60. Elenco simplesmente fantástico com brilhantes atuações. Um filme absolutamente na medida certa. A trama vai mudando de comédia para drama de forma perfeita.

O Artista. Direção: Michel Hazanavicius. Com Juan Dujardin, Bérénice Bejo e John Goodman. O filme mais comentado de 2011, resgatou o cinema mudo dos anos 20. Uma produção absolutamente perfeita. É ótimo poder relembrar como eram os filmes a quase um século. Só não ficou mais a frente na minha lista por ter uma história muito parecida com Cantando na Chuva, o que deixou o filme menos original.

Os Descendentes. Direção: Alexander Payne. Com George Clooney e Shailene Woodley. De longe a melhor atuação da carreira do George Clooney. Ele interpreta um homem que precisa cuidar das jovens filhas depois que sua mulher sofre um acidente e entra em coma. Pra piorar sua situação ele descobre que sua mulher estava lhe traindo.

50%. Direção: Jonathan Levine. Com Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen e Anna Kendrick. História de um rapaz que descobre ter um câncer raro, com 50% de chances de cura, o que faz com que ele mude sua visão sobre família, amor e amizade. Um filme simples, porem muito honesto. Drama e comédia se alternam de forma perfeita nessa obra.

A Separação. Direção: Asghar Farhadi. Com Peyman Maadi e Leila Hatami. Filme iraniano que vem colecionando prêmios pelo mundo, conta a história de um casal que se separa e luta pela guarda da filha, porém a acusação de que o marido empurrou uma mulher e lhe causou um aborto muda o destino dessa família. Interessante ver uma obra brilhante como essa vinda de um país como o Irã, muitos vezes lembrado apenas pelas guerras.

A Pele que habito. Direção: Pedro Almodóvar. Com Antônio Banderas e Elena Anaya. Almodóvar mais uma vez mostra por que é uma dos grandes cineastas do seu tempo. Após se consagrar com os dramas familiares o diretor espanhol foi ousado abordando um assunto difícil. Um filme muito bem conduzido e com roteiro excelente como é normal nos filmes do Almodovar.

10º A Árvore da vida. Direção: Terrence Mallick. Com Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. O filme que certamente teve a melhor ideia do ano, mostrar a origem da vida como um todo, seja na origem do universo, dos dinossauros ou o nascimento de um bebê. Cenas lindas de se ver. Poderia ter sido uma das obras mais geniais da história do cinema não fosse o fato de a montagem ser horrível, o que deixou o filme perdido em alguns momentos. Ainda assim é uma grande obra.


Os 5 melhores filmes que não entraram no Top 10 (Ou 11 á 15):

1 - Martha Marcy May Marlene

2 - O Abrigo

3 – Melancolia

4 – Cavalo de Guerra

5 – Sete dias com Marilyn


Melhor sequência, prelúdio, reboot ou remake:

1 - Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2

2 – Planeta dos Macacos: A Origem

3 - Millennium – Os Homens que não amavam as mulheres

4 - X-men: Primeira Classe

5 – Os Muppets


Melhor Elenco:

1 - Histórias Cruzadas

2 – O Artista

3 – Meia Noite em Paris


Melhor Diretor:

1 - Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)

2 - Michel Hazanavicius (O Artista)

3 – Nicolas Winding Refn (Drive)


Melhor Atriz:

1 - Viola Davis (Histórias Cruzadas)

2 - Meryl Streep (A Dama de Ferro)

3 – Michelle Williams (Sete dias com Marilyn)


Melhor Ator:

1 - Jean Dujardin (O Artista)

2 - Ryan Gosling (Drive)

3 – George Clooney (Os Descendentes)


Melhor Atriz Coadjuvante:

1 - Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

2 - Jessica Chastain (Histórias Cruzadas)

3 - Berenice Bejo (O Artista)


Melhor Ator Coadjuvante:

1 - Albert Brooks (Drive)

2 – Alan Rickman (Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2)

3 – John Hawkes (Martha Marcy May Marlene)


Revelação:

1 - Jessica Chastain (Histórias Cruzadas, A Árvore da vida, O Abrigo)

2 – Shailene Woodley (Os Descendentes)

3 - Elisabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene)


Roteiro Original:

1 - Meia noite em Paris

2 – 50%

3 – A Separação


Roteiro Adaptado:

1 - Os Descendentes

2 – A Pele que Hábito

3 – A Invenção de Hugo Cabret


Melhor Animação:

1 - Rango

2 - As Aventuras de Tintim

3 – Gato de Botas


Fotografia:

1 - A Árvore da Vida

2 - Millennium – Os Homens que não amavam as mulheres

3 – O Artista


Montagem:

1 - Millennium – Os Homens que não amavam as mulheres

2 – A Invenção de Hugo Cabret

3 – O Artista


Direção de Arte:

1 – A Invenção de Hugo Cabret

2 - Meia Noite em Paris

3 - Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2


Figurino:

1 - O Artista

2 – A Invenção de Hugo Cabret

3 – Sete dias com Marilyn


Maquiagem:

1 - Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2

2 – A Dama de Ferro

3 - Sete dias com Marilyn


Trilha Sonora:

1 - O Artista

2 - Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2

3 - A Invenção de Hugo Cabret


Canção:

1 - “The Living Proof” (Histórias Cruzadas)

2 – “Life is a happy song” (Os Muppets)

3 – “Real in Rio” (Rio)


Efeitos Visuais:

1 - Harry Potter e as relíquias da Morte - Parte 2

2 - Planeta dos Macacos: A Origem

3 – A Invenção de Hugo Cabret


Mixagem e Edição de som:

1 - A Invenção de Hugo Cabret

2 - Cavalo de Guerra

3 - Millennium – Os Homens que não amavam as mulheres


OBS: Assisti todos os filmes citados. Outros filmes que vi e não citei em nenhuma categoria foram: O homem que mudou o jogo, Precisamos falar sobre Kevin, Os Smurfs, Missão madrinha de casamento, O Espião que sabia demais, Piratas do Caribe – Navegando em Águas misteriosas, Atividade Paranormal 3, Tão forte e tão perto, O Diário de um jornalista Bêbado, A Better Life, Bullhead, Carnage e Tudo pelo poder.


3 comentários:

  1. Leonardo, quanto tempo!
    Apesar de ter assistido pouquíssimos dessa lista (você sabe, né? Parei no tempo) ainda tenho O Artista como preferido. Não sei se por causa da história em si ou da atuação de Jean Dujardin (fiquei encantada com ele). Vou tratar de assistir todos estes filmes da sua lista.

    Aliás, fiquei surpresa com seu comentário. Não sabia que gostava de Keaton. Espero que acompanhe os próximos posts... você não imagina o trabalho que tive pra falar sobre ele HAHAHA (sabe como é... falar de um ídolo é sempre complicado).

    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo!
    Sobre a lista...
    Eu quero assistir O Artista e a Invenção de Hugo Cabret...afinal O Artista merece ganhar o Oscar só porque em 2012 o vencedor seria um filme mudo em P/B.
    Assisti A Pele que Habito e de fato é um filme excelente...chocante.
    Lembro que no auge os fogs criaram subcelebirdades emos..até a MariMoon, a percurssora dos "floggers' conseguiu alavancar carreira.
    Mas é..redes sociais é isso mesmo..fazem o caos e depois somem. Sinto muita falta do orkut por conta das comunidades coisa que o face não tem. Eu espero que o face caia logo e venha uma rede social melhor, não gosto daquilo. Só tenho pra ver as coisas engraçadas que os amigos postam.
    Ah de fato Husky é pra mim, am ais bela raça canina de todas. É exótico.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amei O Artista, para mim, ele é o top 1!! Mas no geral, gostei da sua lista. Bem cinéfila e com bom gosto.

    ResponderExcluir