sexta-feira, 23 de março de 2012

Os 10 melhores filmes com Audrey Hepburn


Audrey Kathleen Ruston (Ixelles, Bélgica, 4 de maio de 1929 – Tolochenaz, Suíça, 20 de Janeiro de 1993), mais conhecida como Audrey Hepburn, foi uma das maiores atrizes que o mundo já viu. Com seu jeito doce e encantador se tornou um dos grandes nomes da história do cinema.

Descendente de reis britânicos e franceses, Audrey tinha pai Irlandês e mãe holandesa, o que lhe ajudou a ser fluente em diversos idiomas. Aos 11 anos Audrey morava na Holanda, quando a guerra bateu na sua porta. Os nazistas invadiram o país, e vários dos seus parentes foram mortos. Audrey teve que muitas vezes se alimentar de folhas durante a guerra. Participou de espetáculos clandestinos de balé para conseguir dinheiro, e levava mensagens secretas para ajudar a resistência dentro das sapatilhas.

Com o fim da guerra Audrey abandonou a carreira no balé, pois sua professora disse que era alta de mais para ser bailarina. Trabalhou como modelo fotográfica antes de tentar a vida de atriz. No fim dos anos 40 e início dos anos 50 fez pontas em filmes pequenos. Em 1952 foi vista pela escritora Sidonie Collette, que lhe convidou para fazer um teste para a peça Gigi na Broadway. Audrey atuou na peça, e no ano seguinte fez um teste para o filme A Princesa e o Plebeu de William Wyler. O diretor ficou encantado com aquela linda moça, e Audrey ganhou seu primeiro grande personagem. Dali em diante Audrey Hepburn se tornou uma grande estrela, reconhecida até hoje como uma das melhores atrizes de todos os tempos. Eu como fã apaixonado pela Audrey mostro aqui aqueles que pra mim são seus 10 melhores filmes, como uma pequena homenagem para esta grande artista. Confira:

10º Cinderela em Paris (Funny face, Stanley Donen, 1957). Musical com Audrey Hepburn e Fred Astaire cantando e dançando por Paris. Astaire é um fotógrafo que vê na tímida bibliotecária interpretada por Audrey Hepburn uma mulher com muito potencial para ser modelo. Como a moça não tem interesse pela carreira, ele precisa convencê-la a aceitar o trabalho.
Como roubar um milhão de dólares (How to steal a million, William Wyler, 1966). Um homem tem um passatempo um tanto estranho: Ele recria obras de arte e expõe na sua casa, dizendo que são as originais. Quando uma dessas obras vai para um museu ser exposta, sua filha (Audrey Hepburn) fica preocupada que alguém perceba a farsa, e seu pai acabe preso. Ela então convence um ladrão (Peter O’Toole) a roubar a obra do museu e assim proteger o seu pai.
8º  Charada (Charade, Stanley Donen, 1963). Filme que alterna comédia e suspense, no melhor estilo “quem é o vilão?”. Um homem é misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem, e os 250 mil dólares que estavam com ele somem. Um série de criminosos querem o dinheiro, e acreditam que a viúva (Audrey Hepburn) está com ele. Ela passa a ser ajudada por um misterioso homem, interpretado por Cary Grant. O Suspense fica ainda maior quando os criminosos que estão atrás do dinheiro vão, um a um, aparecendo mortos.
Uma cruz a beira do abismo (The Nun’s story, Fred Zinnemann, 1959). Drama em que uma jovem filha de um cirurgião entra para um convento com a intenção de ir para a África como freira-enfermeira. Dentro do convento ela passa por uma rotina muito rígida, até conseguir realizar seu sonho. Mas tudo piora quando a guerra chega ao país. O filme teve oito indicações ao Oscar, incluindo a 3ª da Audrey para melhor atriz.
Sabrina (Sabrina, Billy Wilder, 1954). Willian Holden e Humphrey Bogart são dois irmãos de uma poderosa família. Um deles é um grande empresário, que sempre botou os negócios em primeiro lugar. O outro, um playboy que sempre curtiu a vida com mulheres e dinheiro. As coisas se complicam quando ambos se apaixonam pela mesma mulher, Sabrina (Audrey Hepburn), filha do motorista da família.
Minha bela Dama (My Fair Lady, George Cukor, 1964). Musical que se tornou um dos maiores vencedores do Oscar (foram 8 estatuetas, incluindo melhor filme). Um professor de fonética (Rex Harrison) aposta com seu amigo que consegue em 6 meses transformar um mendiga vendedora de flores com péssimo sotaque (Audrey Hepburn), em uma grande dama.
Um Clarão nas trevas (Wait Until Dark, Terence Young, 1967). Em uma das suas melhores e mais difíceis atuações, Audrey interpreta um mulher que ficou cega a pouco tempo, e que passa a ser aterrorizada por bandidos que acreditam que uma boneca cheia de heroína está na casa dela. Sem conseguir pedir ajuda, ela tem que encontrar meios de lutar contra os criminosos sozinha. 5ª indicação ao Oscar para Audrey Hepburn.
A Princesa e o plebeu (Roman Holiday, William Wyler, 1953). Primeiro filme da Audrey como protagonista, lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Audrey Hepburn é uma princesa que sai disfarçada pelas ruas de Roma para se divertir, enquanto Gregory Peck é um repórter que quer se aproveitar da situação para dar seu maior furo de reportagem. As coisas se complicam quando o repórter interesseiro se apaixona pela princesa. Uma das melhores comédias românticas de todos os tempos, tem um final um tanto incomum para filmes desse gênero.
2º  Infâmia (The Children’s hour, William Wyler, 1961). Junte o diretor William Wyler com as atrizes Audrey Hepburn e Shirley MacLaine. Sucesso garantido, certo? Errado. Infâmia não apenas foi ignorado na época de seu lançamento como até hoje permanece como um filme que pouca gente viu. O Motivo? Falar sobre homossexualismo. Se hoje ainda o assunto causa polêmica, imagine você no início dos anos 60. Filme que mostra a intolerância das pessoas e o poder de um boato na sociedade. Nitidamente prejudicado para poder passar na censura, o filme ainda assim conseguiu ser ótimo.
Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, Blake Edwards, 1961). Baseado no livro de Truman Capote. Filme que é sempre lembrado como o principal trabalho da Audrey, alterna comédia, drama e romance na história de Holly Golightly, uma doce e meiga acompanhante de luxo que sonha em se casar com o homem rico. Com a amizade do seu novo vizinho, ela vai perceber que dinheiro não é o mais importante nesta vida. Certamente um dos melhores filmes de todos os tempos, revolucionou a moda, e rendeu mais uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Audrey Hepburn.


Curiosidades:

- Audrey é uma das 11 pessoas que venceram os 4 principais prêmios do entretenimento, Oscar (Cinema), Emmy (Televisão), Grammy (Música) e Tony (Teatro).

- Eleita a atriz mais bonita de todos os tempos em uma pesquisa feita no Reino Unido em 2009.

- Eleita 3ª maior estrela feminina do cinema pelo American Film Institute

- Quando Fez o filme Sabrina em 1954, Audrey havia acabado de vencer o Oscar de melhor atriz, era a protagonista do filme, interpretando a personagem do título. Ainda assim seu salário foi de 15 mil dólares, contra 150 mil de Willian Holden e 300 mil de Humphrey Bogart

- O filme A Princesa e o Plebeu marcou a estreia da Audrey como protagonista, e tinha no elenco o já consagrado ator Gregory Peck. Peck seria o protagonista, com seu nome sendo o primeiro nas divulgações. Porem ele ficou tão encantado com a atuação da Audrey, e tinha tanta certeza que ela venceria o Oscar de melhor atriz que pediu aos produtores que colocassem o nome dela antes, como a principal do filme. Peck tinha razão, Audrey venceu o Oscar o encantou o mundo. Audrey Hepburn e Gregory Peck foram grandes amigos até a morte dela, em 1993.

- Audrey chegou a fazer filmes que se passavam durante guerras, como Uma Cruz a beira do Abismo e Guerra e Paz, porém recusou o papel de Anne Frank no cinema, pois seria doloroso de mais atuar em um filme que traria de volta suas lembranças da 2ª guerra. Audrey viu execuções na sua frente, viu pessoas sendo levadas para campos de concentração, além de muitos outros horrores da guerra.

- Audrey Hepburn foi embaixadora do UNICEF, fazendo diversos trabalhos pelo mundo, principalmente na África e América Latina.


Principais prêmios:

Oscar de melhor atriz por A Princesa e o Plebeu (1954)

Outras 4 indicações ao Oscar, por Sabrina, Uma cruz a beira do abismo, Bonequinha de luxo e Um Clarão nas trevas

Oscar Honorários pela sua ajuda humanitária como embaixadora do UNICEF (1993) – Póstumo

Globo de Ouro de Melhor atriz por Princesa e o Plebeu (1954)

Globo de Ouro de Atriz favorita do mundo (1955)

Prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro pelo conjunto da Obra (1990)

Tony de melhor atriz de teatro por Ondine (1954)

Tony especial pela carreira (1968)

BAFTA de melhor atriz por Charada (1965)

BAFTA de melhor atriz por Uma Cruz a Beira do Abismo (1960)

BAFTA de melhor atriz por A Princesa e o Plebeu (1954)

Grammy de melhor álbum de histórias para crianças por Audrey Hepburn’s enchanted tales (1993) – Póstumo

Emmy de melhor desempenho individual em programa informativo por Garden’s of the World (1993) - Póstumo


Galeria:
A Princesa e o Plebeu, primeiro filme como protagonista


Recebendo o Oscar de melhor atriz
No filme Guerra e Paz
No Filme Uma Cruz a beira do Abismo

Bonequinha de Luxo


Minha Bela dama


Um Clarão nas trevas


Trabalho como embaixadora do UNICEF


Seu último filme, Além da eternidade, onde interpreta um Anjo



15 comentários:

  1. Eu me sinto envergonhada por não ter assistido nenhum filme dela... =/

    Seu blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Essa postagem foi feita pra mim, né Leonardo? hehe, eu AMOO Audrey Hepburn :D e infelizmente, ainda não vi todos os dez filmes desta lista: ainda falta três. Vou procurar assisti-los ainda está semana.

    Obs: Infâmia era muito avançado para aquela época, só que ainda consegue ser um grande filme, apesar de você ter notado bem que a censura prejudicou bastante o resultado final.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo, que prazer voltar a visitar seu blog!
    A Andrey é tão linda. Apenas assisti Como roubar 1 milhão de dólares e Bonequinha de luxo e tem filmes ai no seu post que me interessaram muito e que eu nem sabia que existiam, sério. Assim como algumas curiosidades sobre ele (quase todas) que eu nem fazia ideia. Obrigada pelas sugestões.
    Grande beijo e até mais.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza uma das personagens que mais marcou foi bonequinha de luxo.
    Eu não sabia desse lado humanitário que ela tinha.

    Morreu tão cedo, os 63, tinha tanto filme para esteirar ainda.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo! Fiquei até emocionada agora com seu post. Que belíssima homenagem a Audrey Hepburn. E como eu havia dito num comentário, é uma pena que as pessoas só se lembrem dela pelo fato dela ter feito Bonequinha de Luxo (que não deixa de ser um ótimo filme, aliás, é um dos meus preferidos dela) mas há tantos outros tão bons e/ou melhores que este. Parabéns por resgatar estes clássicos. Audrey era uma atriz muito versátil, portanto,talentosa. Esse lado humanitário dela é um exemplo até hoje pras grandes estrelas do cinema.

    Ótimas curiosidades, ótima lissta de filmes e ótima sequência de imagens. Parabéns pelo post, está perfeito!

    *Quanto aos seus comentários, também me diverti muito assistindo Quanto Mais Quente Melhor. Eu não conseguia olhar pra cara do Jack Lemmon HAHAHAHA era eu olhar pra dar risada. Em relação ao Tony Curtis, nunca fui com a cara dele, sabe? Nesse filme ele foi razoável.

    *Concordo plenamente com o que você disse sobre O Pecado Mora ao Lado. Marilyn apareceu pouquíssimas vezes, e o engraçado é que esse foi um dos seus filmes mais famosos por conta da cena com o vestido, no entanto é o que ela menos aparece. Curioso isso, muito curioso.

    *E por fim, sobre a tatuagem, primeiramente agradeço o vídeo. É complicado fazer rostos, mais complicado ainda é achar um tatuador que consiga fazer um retrato perfeito. Não tenho coragem suficiente HAHAHA mas sei lá, já pensei muito nisso.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, Parabéns pela ótima Listagem. Alguns desses filmes ainda não tive o privilégio de assistir, principalmente os dos anos 60 (não sou muito fã dos filmes dessa década) mas preciso consertar essa falha. Acho que o 1º lugar é justíssimo, Sabrina também é genial. Enfim, Grande Post.

    Abração e apareça....

    ResponderExcluir
  7. A eterna bonequinha de luxo e confesso que desconhecia esse lado humano, sem contar que foi de uma beleza impar.
    Nj passa lá tbm ;P

    ResponderExcluir
  8. É difícil escolher um único filme da Audrey, não? Ela era uma atriz muito versátil. Que venham outros posts assim (você por acaso já falou sobre Ingrid Bergman? Porque eu acho que já vi algo sobre ela aqui, mas não me recordo o que exatamente.) Aliás, você já assistiu Sonata de Outono? Mas que filme maravilhoso, que atuação brilhante de Liv e Bergman, não? Fiquei impressionada com a qualidade do filme.

    Enfim, fico feliz que esteja acompanhando e gostando dessa sequência sobre Marilyn. Hoje fiz o último post (pelo menos por enquanto, afinal, ainda há muitos filmes pela frente). Espero que apareça por lá!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Cinderela em Paris e Sabrina, são meus favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet. Venha particiar: http://linkicha.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Audrey sempre impecável e maravilhosa em suas atuações. Difícil escolher apenas um filme, com essa seleção de obras primas. Uma verdade artista.
    http://portrasdoobvio.blogspot.com.br/2012/03/chanel.html

    ResponderExcluir
  12. Linda, Audrey Hepburn, como disse Billy Wilder, DEUS beijou o rosto de Audrey Hepburn e ali estava ela, que bom pra nos tb que podemos rever tanta intensidade na interpretação, que bom que ela nos deixou todo seu legado de amor, de elegância, de sabedoria , que bom seria se cada um de nos fossemos pelos menos 10% por cento do que Audrey significou, parabéns pelo POST, linda homenagem.
    Todos os filmes da lista são maravilhosos, tenho todos eles.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de assistir Bonequinha de Luxo, nunca tinha asitido um filme dela, mas já tinha ouvido falar dela, por causa de uma atriz brasileira que tem uma semelhança com ela, agora esqueci seu nome, mas o fato é que me apaixonei pela Audrey. Ela realmente é encantadora!!

    ResponderExcluir
  14. Que pena que os jovens hoje ñ conhecem essa atriz que para mim foi a melhor que já apareceu.Eu a descobri ainda bem jovem e já tenho em minha coleção quase todos os filmes dela.Apaixonei desde o primeiro que assisti.É quase impossível listar o melhor.Pra mim estão entre eles:A princesa e o plebeu, Charada e Cinderela em Paris.

    ResponderExcluir
  15. Que pena que os jovens hoje ñ conhecem essa atriz que para mim foi a melhor que já apareceu.Eu a descobri ainda bem jovem e já tenho em minha coleção quase todos os filmes dela.Apaixonei desde o primeiro que assisti.É quase impossível listar o melhor.Pra mim estão entre eles:A princesa e o plebeu, Charada e Cinderela em Paris.

    ResponderExcluir