quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os melhores compositores do cinema

No cinema, atores, atrizes e diretores costumam ficar com todo o crédito pelo sucesso e qualidade dos filmes, enquanto diretores de fotografia, figurinistas, editores, compositores e muitas outras pessoas raramente são lembrados. A trilha sonora, por exemplo, é elemento fundamental dentro de um filme. Nesses mais de 100 anos de cinema belíssimas trilhas foram feitas, muitas que são verdadeiros marcos na história. Hoje aqui busco fazer uma pequena homenagem a grandes compositores da história do cinema, listando aqueles que acredito serem os melhores. Talvez vocês não reconheçam seus nomes ou seus rostos, mas certamente reconhecerão seus trabalhos. Confira:


Jerry Goldsmith

Principais Trabalhos: Planeta dos Macacos, Alien, Chinatown, Jornada nas Estrelas: O Filme, Patton, Instinto Selvagem, Mulan.


Alan Menken

Principais Trabalhos: A Pequena Sereia, A Bela e a fera, Aladdin, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Pocahontas.


Henry Mancini

Principais Trabalhos: Bonequinha de Luxo, Charada, A Pantera cor de Rosa, Um clarão nas trevas, Mulher nota 10, Um Caminho para dois.


Thomas Newman

Principais Trabalhos: Garotos Perdidos, Um Sonho de Liberdade, Perfume de Mulher, Beleza Americana, A espera de um Milagre, Procurando Nemo, Wall-E.


Franz Waxman

Principais Trabalhos: Rebecca – A Mulher Inesquecível, Janela Indiscreta, Uma Cruz a Beira do Abismo, A Rainha Tirana, Sayonara, Agonia de Amor.


Alfred Newman

Principais Trabalhos: A Conquista do Oeste, A Malvada, Como agarrar um milionário, Vinhas da Ira, O Pecado mora ao lado.


Danny Elfman

Principais Trabalhos: Edward Mãos de tesoura, O Estranho mundo de Jack, Missão Impossível, Homem Aranha, Chicago, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas.


Hans Zimmer

Principais Trabalhos: Thelma e Louise, O Rei leão, o Príncipe do Egito, O Código Da Vince, Piratas do Caribe – O Baú da Morte, Batman - O Cavaleiro das Trevas, A Origem.


Max Steiner

Principais Trabalhos: King Kong, Manhã de Glória, Nasce uma estrela, E O Vento Levou, Casablanca, O Tesouro de Sierra Madre, Rastros do ódio.


Ennio Morricone

Principais Trabalhos: Malèna, Os Intocáveis, Era Uma vez no Oeste, Três Homens em conflito, O Pássaro das plumas de Cristal, Cinema Paradiso.



Meus preferidos:


Howard Shore

Principais Trabalhos: Trilogia O Senhor dos anéis, O Silêncio dos inocentes, The Wonders, Gangues de Nova Iorque, O Aviador, A Invenção de Hugo Cabret.


Nino Rota

Principais Trabalhos: O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão Parte 2, Amacord, 8 e meio, O leopardo, A Doce Vida, Guerra e Paz.


Bernard Herrmann

Principais Trabalhos: Psicose, Cidadão Kane, Um Corpo que cai, O Homem que Sabia de mais, Intriga Internacional, Taxi Driver, Cabo do medo.


John Williams

Principais Trabalhos: Star Wars, Tubarão, Indiana Jones, ET – O Extraterrestre, A Lista de Schindler, Parque dos Dinossauros, Harry Potter e a Pedra Filosofal.


Lembra de algum grande compositor que ficou fora da lista? Não deixe de citar nos comentários!

10 comentários:

  1. Estranho não ter nenhuma mulher. . .

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de você ter incluído compositores de filmes da Disney e, de modo geral, de ter dado um rosto àqueles que geralmente conhecemos apenas pela obra. Meus favoritos são Herrmann, Mancini e Nino Rota.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da lista, meus prediletos são John Williams, Ennio Morricone e Henry Mancini... Também amo os trabalhos de Alan Menken para a Disney.
    Existem alguns que faltaram, mais nenhuma perda muito forte, aparentemente. Eu apenas tiraria Hans Zimmer, por que o único score ótimo dele foi O Rei Leão. O resto, para mim, é muito mecânico cheio de sintetizador e etc. Quando Zimmer quer, ele faz uma grande pontuação como a do já citado O Rei Leão, Sherlock Holmes e O Código Da Vinci. Só que na maioria das vezes, ele é desleixado e deixa a desejar.

    E concordo com você, a Disney anda investindo demais nessa história de reinventar seus clássicos... Tomara que os filmes façam honra a duração dos animados de Walt Disney.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo!
    Da lista gosto particularmente de Hans Zimmer e John Willians.as músicas ficam em nossa mente e atravessam gerações.
    E, de fato..acho que é impossível concordamos com determinada lista sobre filmes que não seja a nossa mesmo. E mesmo a nossa está sujeita á estimulos externos.
    No livro que tenho dos 10001 filmes tem muita coisa lá que não concordei, faltou diversos filmes que mereciam. E eles inseriram filmes que eles mesmo criticaram. Bem bizarro.
    Nossa, fotos do Alex no centro de SP ia ser horrorshow! Naqueles muros pichados e espaços underground. O memso aconteceria em fotos da Morte de sandman num cemitério.
    Minha idéia para tatto (e mais de uma) eu já tenho o problema nem é a grana é a falta de tempo mesmo. E achar um bom tatuador. Nossa nem sabia que McCarteney viria novamente pra cá...já pensou se vc consegue ajudar na montagem do palco? Vai que vc está lá dando uns ajustes olha pra trás e vê...o Paul? *.* Não bobeie...corre e corre e pede uma foto!
    Devido á falta de tempo ando deixando tudo parado..filme, anime, livros..tá complicado.
    Mas aos poucos a gente vai tentando contornar a situação!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Henry Mancini, Max Steiner, Alfred Newman e Nino Rota são os meus preferidos. Mas todos eles são ótimos compositores e este post foi mais do que merecido. Foi uma belíssima homenagem a estes, que como a Lê disse, geralmente conhecemos apenas pela obra, nunca pelo rosto.

    Pois eu recomendo o filme Mädchen in Uniform (tanto o de 1931 quanto o de 1958 com Romy Schneider e Lilli Palmer no elenco) O filme é surpreendente, ousado e indispensável pra quem admira a sétima arte. E acho que você vai gostar.

    ResponderExcluir
  6. fui lendo o post, e achei que não encontraria John willians aí, se ele não estivesse nesse post, jamais visitaria o seu blog novamente kkk sacanagem. Ele é o meu preferido, sem dúvida. como esquecer a trilha de Indiana Jones ou Tubarão? Esse cara é demais, ele e Spielberg formam a dupla perfeita!

    ResponderExcluir
  7. Gosto também do Clint Mansell criador da Lux Aeterna (Requiem for a Dream) para o filme Requiem for a Dream no ano de 2000 e que muitos citam (erroneamente) que foi feita para o Senhor dos Aneis (nada a ver). Ele tb compôs várias outras trilhas sonoras de filmes.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom post mas uma lista completa tem que incluir nomes fundamentais na historia da composição musical como Aron Copland, Victor Herbert e Alex North.

    ResponderExcluir
  9. faltaram muitos: Alan Silvestri, Basil Poleidouros, Dimitri Tiomkin, Miklos Rozsa, Roger & Hammerstein,entre outros...

    ResponderExcluir
  10. Na lista faltou James Horner (Comando para Matar, Avatar). Não gosto deste, mas ele fez uma trilha sonora muito boa para Titanic.

    Uma trilha muito bonita q Jerry Goldsmith fez, e q pouca gente lembra, é a do filme A Lenda do Riddley Scott.

    ResponderExcluir