quarta-feira, 18 de abril de 2012

Relançamento de filmes em 3D

Não bastasse o monte de remakes, reboots, sequência, prelúdios e cópias que são lançados atualmente nos cinemas, agora também temos os filmes que já saíram de cartaz a anos voltando em 3D. Como a maioria dos filmes novos lançados em 3D são apenas convertidos para esse formato, e não filmados com câmeras para 3D (o que diminui muito os custos, e mais ainda a qualidade), usar essa mesma ideia com filmes que já foram feitos parece ainda mais barato. O Custo para se converter em filme 2D para 3D gira em torno dos 10 á 15 milhões de dólares. O que é praticamente nada comparado com o retorno financeiro que veremos mais adiante.

Poucos filmes foram filmados usando Câmeras com tecnologia para o 3D (câmeras estas que são mais caras, maiores e mais pesadas, porem deixam a qualidade muito melhor). São os casos de filmes como Avatar, A Invenção de Hugo Cabret e O Hobbit (este último estreia no fim do ano). Apenas converter um filme significa claramente querer ganhar dinheiro gastando pouco, não se preocupando com a qualidade final (o ingresso para assistir filmes em 3D é sempre mais caro). Nos filmes novos o lucro do lançamento em 3D chega a 20% da bilheteria total, o que é muito considerando que são bilheterias milionárias.

Voltando aos relançamentos, vejamos as bilheterias dos filmes que já voltaram em 3D para os cinemas:


Bilheteria de filmes relançados em 3D

(não considerando a bilheteria do lançamento original)


Titanic – U$ 213 milhões (Ainda em cartaz)

O Rei Leão – U$ 172 milhões

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma – U$ 101 milhões

A Bela e a Fera – U$ 53 milhões


Com tanto lucro fácil, outros filmes já foram confirmados para retornar em 3D. São os casos de todos da saga Star Wars, Parque dos dinossauros, Top Gun, Procurando Nemo, A pequena Sereia e Monstros S.A.

Eu particularmente defendo que a ideia do 3D é ótima para o cinema, pois possibilita aos expectadores uma nova experiência. Mas defendo apenas filmes filmados em 3D, que usam deste recurso para aumentar a qualidade, e não de filmes convertidos (ampla maioria) feitos para ganhar dinheiro. No caso dos relançamentos, muitos deles eu iria assistir no cinema mesmo que fossem em 2D, apenas por não ter tido a oportunidade de vê-los quando foram lançados. Alias eu até preferia que voltassem em 2D, pois eu não me sentiria enganado pagando mais caro pelo ingresso de um filme em que normalmente a única coisa de fato em 3D é a legenda.


Fonte para as bilheterias: Box Office Mojo


7 comentários:

  1. Concordo plenamente!! Eu odeio essas conversões! São desnecessárias e tiram a qualidade do filme.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo!
    Para mim essas conversões são totalmente idiotas..só servem para arrecadar mais dinheiro dos alieanados que esperam ver grandes mudanças.
    Valeu por deixar sua opinião com relação á razão de se escrever! Eu gosto muito do seu blog porque as curiosidades postadas também me interessam. Saempre tem coisa legal de se ver. E olha só: vc já faz uma baita pesquisa, garimpando por aí XD.
    Sabe, eu me perguntava porque me dedico tanto ao blog, dou tanta importâncias á ele, com tamanha responsabilidade se não estou ganhando dinheiro em troca. Já tive problemas acerca de dedicação ao blog e cisa e tal. Mas simplesmente não sou capaz de abandoná-lo. Mas o retorno que tenho é emocional e isso me auxilia muito. E vc disse certo: a gente encontra cada coisa interessante nos blogs...já aprendi muito neles.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. sei que não há muito diferença, mas quero ver titanic, não por causa do 3D, mas por passar pela experiencia de ver esse clássico extraordinário no cinema, já que não deu para eu ver o original de 1998 já que eu tinha só 4 anos ;)

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia me explicar qual é a diferença de um filme comum para um 3D, 4D e o escambal????? Já assisti e não consegui ver nada de diferente.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, concordo plenamente com vc, eu iria assistir alguns filmes desses no cinema mesmo se fosse em 2D. Titanic vi sábado, ficou até legalzinho alguns efeitos, mas realmente as legendas são o que causam maior efeito kkk, eu não sabia que Jurasic Park ia voltar, esse mesmo é um dos que desejo ver na telona.

    Parabéns pelo Post,

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Sabe, eu particularmente não ligo muito pra essas coisas, e já ouvi diversas pessoas dizendo que em alguns casos a diferença é mínima. No entanto, pra quem não teve a oportunidade de assistir o filme na época em que ele foi lançado, é uma ótima oportunidade. Fora isso, acho que é uma opção pra ganhar dinheiro. Mas em todo caso né?

    *Sabe que eu nunca havia pensado nisso?
    Mas acho que o primeiro beijo gay foi em 1927 no filme Wings. Me corrija se eu estiver enganada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leonardo!
    HOHOHO gostou das cosplayers né? Cuidado com o ciúmes rapaz kkk.
    É eu tento sempre selecionar os cosplays que considero mais legais e perfeitos dos personagens para colocar e assim divulgar. Muita gente ainda acha que cospaly é coisa de idiota e gente feia e nessa sessão coloco a prova de que é o contrário!
    É nossos blogs podem não ter retorno financeiro mas possui um retorno emocional que já nos ajuda muito!
    bjs

    ResponderExcluir