domingo, 15 de abril de 2012

Critica: Plano 9 do espaço sideral


Considerado por muitos o pior filme de todos os tempos, Plano 9 do espaço sideral foi dirigido por Edward D. Wood Jr, ou simplesmente Ed Wood, Considerado por muitos o pior diretor de todos os tempos. Lançado em 1959, o filme é muito lembrado por ter sido o último do lendário ator Bela Lugosi, eterno interprete do conde Drácula.

Os alienígenas, com medo de que as “estúpidas mentes humanas” destruam todo o sistema solar com suas invenções colocam em prática o Plano 9, em que trazem os mortos da terra de volta a vida para dominar os vivos. Com discos voadores por todo lado, e os mortos saindo do cemitério, um grupo de moradores da Califórnia se une pra impedir os alienígenas de concretizarem seu plano.

Até ai nada de mais, o que se costuma lembrar deste filme é a péssima produção. Discos voadores e armas nitidamente de brinquedo. Figurino dos alienígenas lembrando festa à fantasia. Erros grosseiros de continuidade, como no caso de uma cena em que está dia, corta e está noite, corta e está novamente de dia. Mas por que a produção do filme deixou tanto a desejar?

Ed Wood nunca teve dinheiro para produção. Mas isso não lhe impediu de botar seu amor pelo cinema em prática e realizar seus filmes. Sem apoio, sem dinheiro e sem tempo (e talvez até mesmo sem talento) ele ainda assim dedicou sua vida a sua grande paixão: O cinema. Nenhuma obra prima é verdade, mas filmes singelos e divertidos, como “Glen ou Glenda?” e “A noiva do monstro”. E é nesse ponto que eu queria chegar. Vendo Plano 9 do espaço sideral, ou mesmo outro filme dirigido por Ed Wood, não vejo uma grande produção. Mas vejo amor pelo cinema, e vejo acima de tudo um filme divertido.

Chegamos em um momento do cinema em que toda a qualidade está associada a produção. Explosões, robôs gigantes, dinossauros, discos voadores, tudo muito bem feito. Porém de modo geral são filmes que visam apenas bilheterias, com histórias nada originais, que já foram contadas várias e várias vezes. É esse o cinema de qualidade? Muitos filmes feitos no passado não tinham tecnologia, o que não os impediu de serem muito melhores dos que os filmes atuais. Isso por que nem só de tecnologia vive o cinema, mas sim de talentos, de grandes diretores, atores, atrizes e toda a equipe que participa da produção.

Uma curiosidade sobre Plano 9, o ator Bela Lugosi morreu logo no início das filmagens, mas o diretor Ed Wood (muito amigo de Bela em seus últimos anos de vida) incluiu as poucas cenas que Lugosi havia filmado. Outro ator (que não se parecia em nada com Bela Lugosi) filmou o restante das cenas, cobrindo seu rosto com a capa para que a diferença não ficasse muito nítida.

A história da produção de Plano 9 do espaço sideral, assim como a amizade entre Ed Wood e Bela Lugosi foi contada no excelente filme “Ed Wood”, dirigido por Tim Burton em 1994, vencedor de 2 Oscar, que tem no elenco Johnny Depp (Ed Wood), Martin Landau (Bela Lugosi, papel que lhe rendeu o Oscar de ator coadjuvante), além de Sarah Jessica Parker e Bill Murray. Vale muito a pena ver este filme.

Apesar de muito criticado, Plano 9 do espaço sideral ganhou o status de filme Cult, e ganhou uma legião de fãs (eu inclusive). Talvez seja mesmo um dos filmes mais mal feitos da história, mas é muito divertido, e por isso o título de pior filme de todos os tempos é bastante injusto. Hoje o cinema tem produções fantásticas (em termos técnicos), como Avatar e Transformers. Mas querem saber? Sou muito mais Plano 9 do espaço sideral.


Pra quem se interassar, o filme foi disponibilizado inteiro e com legenda no youtube.


5 comentários:

  1. Grande Leonardo, Ótimo post.
    Muito interessante seu texto, nos trazendo grandes novidades sobre esse filme cult por ser considerado o pior.
    Eu não sabia sobre o fato de Bela Lugosi ter morrido durante as filmagens e ter sido substituído,e também não conhecia a sinopse da trama. Já tinha ouvido falar e muito desse filme pelo fato de ser de Ed Wood e assim como esse serem ambos considerados os piores da história (imagine então o que são os filmes do domingo maior com Chuck Norris, Dulph Lundrgen sessões da tarde, e etc, isto é muitos milhões de etc possíveis... ) Esse filme também se tornou famoso pois em seu elenco esta Vampira uma atriz secular amiga intima de James Dean, ela esteve presente em diversos documentários sobre esse, livros e etc, e toda vez que ela era mencionada já se falava: Vampira, que participou do filme Plan 9 From...Eu não o assisti mas confesso que com tempo vou dar uma espiada no YouTube, sem preconceitos com ele em si, os filmes antigos de ficção nunca me atraíram, salvo Guerra dos Mundos (embora hoje ele é visto de forma saudosista e não séria) e O Dia em que a Terra Parou, que é mais drama que ficção...
    Enfim, valeu muito por você trazer de volta esse filme de outrora, eu suspeito em falar, gosto muito quando vejo filmes antigos em pauta nas diversas paginas de blogs por ai afora...

    Quanto a seu comentário em meu último Post, realmente o trágico acidente do Oberdan deve ter tido para você um conteúdo mais que curioso, já que você esta se especializando em segurança do trabalho, realmente foi depois daquele acidente que as novas construções começaram a investir em saídas de emergências, portas não destravadas durante as exibições, luzes acessas em corredores e etc.

    Grande abraço Parceiro, mais uma vez parabens pelo Post.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o filme Ed Wood, dirigido por Tim Burton, passei a simpatizar com Ed e Bela Lugosi. Johnny Depp e Martin Landau interpretaram essas pessoas com tamanha humanidade que é impossível não gostar do diretor super otimista e do ator estereotipado decadente. Ainda não vi Plano 9, mas acredito que é um bom filme ruim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de assistir, gosto de ver esses filmes toscos de vez em quando, são legais!

    ResponderExcluir
  4. O bom de ver filmes ruins como Plano 9, é para se divertir mesmo. Agora, falando sério: Talvez Plano 9 não seja o pior filme de todos os tempos, mais é muito brega; não tem haver apenas com a produção, tem haver com a história também que é muito ruim. Ed Wood era um péssimo diretor, mais pelo menos, conseguiu trazer esses filmes a tona para agente se divertir.

    ResponderExcluir
  5. Assisti este filme há alguns meses, e sinceramente? Não gostei muito. No entanto, quando se trata de Ed Wood (na minha opinião) não existe filme pior que Glen ou Glenda.

    *Em relação ao seu comentário, também achei super interessante (e original) a ideia da diretora ao selecionar apenas mulheres pro elenco.

    *Sabia que você ia falar algo sobre U2 HAHAHAHAHAHA

    Até breve!

    ResponderExcluir